Central de Comunicação // CNA

22/02/2017

Nota Oficial sobre a suspensão da importação do café conilon

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA celebra como uma vitória da agropecuária nacional a decisão do presidente Michel Temer de suspender, em caráter temporário, a importação de café conilon. O presidente da República atende ao apelo dos produtores rurais que, por meio da CNA e da Frente Parlamentar do Café, garantiram haver estoque suficiente para atender à demanda da indústria. 

A importação de café já estava praticamente definida. Inicialmente, houve a publicação pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA – da Instrução Normativa nº 07, de 17 de fevereiro, que estabeleceu os requisitos fitossanitários para a importação de café conilon do Vietnã. Depois, a resolução do Comitê Executivo de Gestão da CAMEX incluindo o conilon na LETEC (a lista de exceção do Mercosul) e fixando uma cota de importação com redução tarifária. Com a decisão do presidente Temer, a reunião do Conselho da CAMEX que referendaria a resolução – já publicada no Diário Oficial – foi cancelada. 

Vencemos, portanto, uma etapa importante na defesa do agro, um setor que gera emprego, renda e contribui decisivamente para o desenvolvimento do País. A CNA agradece aos parlamentares pelo apoio recebido e vai seguir trabalhando para que a importação de café seja suspensa em caráter permanente. 

João Martins da Silva Junior
Presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil - CNA