Logo CNA

Aliança AgroBrazil discute negociações comerciais entre União Europeia e Mercosul
Img2225 0 856069002015362959991

1 de agosto 2018
Por CNA

Brasília-DF (01/08/18) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) promoveu nesta quarta-feira (1º) uma reunião extraordinária da Aliança AgroBrazil no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para tratar dos avanços da última rodada de negociações do acordo comercial entre Mercosul e União Europeia em Bruxelas.

A Aliança AgroBrazil foi lançada pela CNA em junho deste ano e pretende atuar nas discussões de acordos de livre comércio, negociações sanitárias e fitossanitárias e na defesa dos interesses do setor agropecuário brasileiro. É composta por federações estaduais de agricultura e pecuária, entidades e indústrias ligadas ao setor agropecuário.

“Além de saber das últimas negociações, a reunião também serviu para dar oportunidade aos setores de se manifestarem e reforçarem os pleitos que foram feitos para essa negociação com o bloco europeu”, explicou Camila Sande, assessora de Negociações Internacionais da CNA.

Os representantes dos setores se manifestaram sobre três pontos específicos do possível acordo com a União Europeia: regras de origem, indicação geográfica e acesso a mercados.

“Esse acordo é condição para o Mercosul ampliar seus mercados”, observou o diretor do Departamento de Acesso a Mercados e Competividade da Secretaria de Relações Internacionais do Agronegócio do Mapa, Gustavo Cupertino Domingues.

Participaram da reunião representantes das seguintes entidades: Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin); Instituto Brasileiro da Cachaça (Ibrac); Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas); Associação das Empresas de Biotecnologia na Agricultura e Agroindústria (Agrobio); Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove); Associação Brasileira de Laticínios (Viva Lácteos); Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB); Associação Nacional das Indústrias Processadoras de Cacau (AIPC); Associação Brasileira de Angus; Associação Nacional dos Exportadores de Sucos Cítricos (CitrusBr); Federação das Associações de Arrozeiros do Estado do Rio Grande do Sul (Federarroz); Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS); Associação Brasileira da Indústria do Fumo (Abifumo) e Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA).

Assessoria de Comunicação CNA/SENAR
Telefone: (61) 2109 1419
cnabrasil.org.br
senar.org.br
twitter.com/SENARBrasil
facebook.com/SENARBrasil
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA

Áreas de atuação

Matérias Relacionadas