Central de Comunicação //

03/08/2018

Aumento das exportações brasileiras de milho

Por Agrolink

De acordo com o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), o Brasil exportou 1,17 milhão de toneladas de milho grão em julho. A média diária foi de 53,19 mil toneladas embarcadas, volume quase oito vezes (+681,7%) maior que o registrado em junho deste ano. No entanto, frente a julho de 2017, o volume exportado diariamente diminuiu 51,9%.

No acumulado de janeiro a julho o país exportou 6,36 milhões de toneladas do cereal, 15,1% a mais, frente ao mesmo período do ano passado. Por ora, este quadro pode ser atribuído ao maior volume embarcado no primeiro trimestre, especialmente em janeiro deste ano (3,02 milhões de toneladas), já que desde abril os volumes mensais foram menores comparativamente com o mesmo período de 2017.

A greve dos caminhoneiros no final de maio e o tabelamento do frete rodoviário contribuíram para esta menor movimentação para exportação nos últimos meses. As indecisões com relação ao frete têm travado o mercado de grãos e escoamento até os portos para exportação.

Veja também