Logo CNA

Centro de Excelência em Bovinocultura de Corte é inaugurado em Mato Grosso do Sul
Centro de bovinocultura 0 530588002015283404151

7 de março 2018
Por CNA

Campo Grande (07/03/2018) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) inauguraram na noite desta quarta (7), em Campo Grande (MS), o Centro de Excelência em Bovinocultura de Corte.

O local auxiliará na formação de mão de obra qualificada para o setor produtivo. Com infraestrutura moderna, a unidade de educação profissional e tecnológica vai disseminar conhecimento, inovação e incentivar a pesquisa para o desenvolvimento da cadeia produtiva de bovinocultura de corte, que hoje tem processos com elevado nível de sofisticação e requer profissionais cada vez mais capacitados.

Ao discursar na cerimônia, o presidente da CNA, João Martins, justificou a escolha de Mato Grosso do Sul como sede do centro pelo fato de o estado estar no Centro-Oeste, que tem 34% dos bovinos do país e um rebanho “da mais alta qualidade”.

Desta forma, reforçou, a região precisará de profissionais capacitados para que a pecuária brasileira seja cada vez mais competitiva e continue sendo “uma das mais modernas do mundo”. “O que estamos inaugurando aqui é pra suprir as necessidades dos produtores rurais porque precisamos de mão de obra altamente qualificada”, enfatizou.

Neste contexto, Martins destacou o papel da assistência técnica para o crescimento ainda maior da agropecuária. Segundo ele, com a assistência técnica do Senar, a ideia é incluir nos próximos anos mais 500 mil produtores na classe média rural para que eles produzam em escala comercial e obtenham mais renda.

“Ou levamos assistência técnica para o produtor rural ou nunca vamos ter o que o país precisa. Hoje 300 mil produtores rurais são responsáveis por 80% da produção brasileira e 4,2 milhões têm 14% da produção. Isso não pode continuar. Então é com assistência técnica que nós vamos criar uma nova classe média rural no Brasil. É a única maneira que temos de levar tecnologia ao produtor rural”, ressaltou.

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul), Maurício Saito, lembrou que o Brasil tem o maior rebanho bovino comercial do mundo, com 218 milhões de cabeças. Destacou, ainda, o trabalho institucional para o crescimento da agropecuária. “Sem instituições fortes, não há crescimento sólido e sustentável”.

Ele falou também sobre as ações de assistência técnica no Senar estadual, que já atendeu duas mil propriedades em 54 municípios.

A cerimônia de inauguração contou com a presença do governador do estado, Reinaldo Azambuja, do secretário de Gestão Estratégia, Eduardo Riedel, e outras autoridades locais. Também estavam presentes: o diretor-geral do Senar, Daniel Carrara; o superintendente do Senar/MS, Lucas Galvan; o presidente da Federação da Agricultura, Pecuária e Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Faerj), Rodolfo Tavares, presidentes de sindicatos rurais do estado e outros representantes do setor produtivo.

Centro - O Centro de Excelência em Bovinocultura de Corte é o segundo do País especializado em uma cadeia produtiva específica. O primeiro Centro de Excelência é voltado para a fruticultura e fica localizado no Vale do São Francisco, em Juazeiro (BA), por conta da vocação daquela região para a produção de frutas. O terceiro centro será em Varginha (MG) para atender as demandas da produção de café brasileira.

Mato Grosso do Sul foi escolhido para a construção devido à vocação para a pecuária. O Estado possui o 4º maior rebanho do País e é referência para o mercado interno e externo em produção bovina, além de ser caracterizado por um elevado nível de tecnificação.

O Centro de Excelência de Campo Grande será referência para todo Brasil e oferecerá, inicialmente, o curso Técnico em Agropecuária com a especialização técnica em Bovinocultura de Corte, com carga horária total de 1.760 horas. As atividades começarão no segundo semestre de 2018.

A área do Centro é de, aproximadamente, 1.950 m² distribuídos em sete blocos e uma configuração modular, com laboratórios didáticos e de informática, área de convivência e outros departamentos, levando em consideração a acessibilidade para atender pessoas com necessidades especiais. O prédio fica localizado junto à Embrapa Gado de Corte.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
 flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
 youtube.com/agrofortebrasilforte

Áreas de atuação

Matérias Relacionadas