Logo CNA

CNA, Senar e Sistema Famasul inauguram Centro de Excelência em Bovinocultura de Corte
Inauguracao do centro ms 0 189821002015283404151

8 de março 2018
Por CNA

Campo Grande (08/03/2018) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) inauguraram na quarta (7), em Campo Grande (MS), o Centro de Excelência em Bovinocultura de Corte, em cerimônia que contou com mais de 200 pessoas.

O local auxiliará na formação de mão de obra qualificada para o setor produtivo. Com infraestrutura moderna, a unidade de educação profissional e tecnológica vai disseminar conhecimento, inovação e incentivar a pesquisa para o desenvolvimento da cadeia produtiva de bovinocultura de corte, que hoje tem processos com elevado nível de sofisticação e requer profissionais cada vez mais capacitados.

Ao discursar na cerimônia, o presidente da CNA, João Martins, justificou a escolha de Mato Grosso do Sul como sede do centro pelo fato de o estado estar no Centro-Oeste, que tem 34% dos bovinos do país e um rebanho “da mais alta qualidade”.

Desta forma, reforçou, a região precisará de profissionais capacitados para que a pecuária brasileira seja cada vez mais competitiva e continue sendo “uma das mais modernas do mundo”. “O que estamos inaugurando aqui é pra suprir as necessidades dos produtores rurais porque precisamos de mão de obra altamente qualificada”, enfatizou.

Neste contexto, Martins destacou o papel da assistência técnica para o crescimento ainda maior da agropecuária. Segundo ele, com a assistência técnica do Senar, a ideia é incluir nos próximos anos mais 500 mil produtores na classe média rural para que eles produzam em escala comercial e obtenham mais renda.

“Ou levamos assistência técnica para o produtor rural ou nunca vamos ter o que o país precisa. Hoje 300 mil produtores rurais produzem 80% da produção brasileira e 4,2 milhões têm 14% da produção. Isso não pode continuar. Então é com assistência técnica que nós vamos criar uma nova classe média rural no Brasil. É a única maneira que temos de levar tecnologia ao produtor rural”, ressaltou.

O diretor-geral do Senar, Daniel Carrara, destacou que o desafio é formar mão de obra técnica de maneira continuada, para que o profissional capacitado tenha um conhecimento ainda maior de tecnologia. Segundo ele, o Centro vai qualificar profissionais para o mercado e será importante também no atendimento da demanda interna da entidade.

“Hoje, a assistência é uma das missões do Senar. Temos, nos próximos dez anos, o desafio de capacitar 50 mil técnicos para atender 500 mil produtores em todo o país. Esse Centro, e outros que serão instalados no Brasil, formarão técnicos não somente para a região onde serão construídos, mas para todo o Brasil”.

Para o presidente do Sistema Famasul, Mauricio Saito, o Centro atende uma demanda do setor produtivo. “A adesão de novas tecnologias no meio rural eleva a produtividade no campo e, consequentemente, aumenta a necessidade por mão de obra qualificada. Esta iniciativa vai poder fornecer técnicos qualificados específicos na bovinocultura de ensino médio para atender todo o Brasil”.

Já o diretor-executivo de Inovação e Tecnologia da Embrapa, Cleber Oliveira Soares, pontuou que, atualmente, existem duas grandes vertentes de produção de alimentos no mundo. Uma é a demanda por quantidade, em razão do número de habitantes do planeta, e outra por produtos com qualidade diferenciada e que Mato Grosso do Sul consegue uni-las.

“Com ações como essa, formando multiplicadores, levando know how de alto nível para o campo, nós conseguiremos ampliar a participação do Brasil na produção mundial de alimentos”.

O governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, avaliou a importância da unidade educacional e ressaltou que o Centro ajudará o estado e o Brasil a atingirem o potencial de crescimento na agropecuária. “A inauguração de um Centro de Excelência como esse tem tudo a ver com o momento que estamos vivendo. Inovação, tecnologia, conhecimento, formação de mão de obra e qualificação profissional para as demandas do campo. Isso vai melhorar as condições da porteira para dentro e ajudar a aumentar a nossa competitividade”, apontou.

A cerimônia de inauguração contou com a presença do secretário de Gestão Estratégia, Eduardo Riedel, e outras autoridades locais. Também estavam presentes: o o superintendente do Senar/MS, Lucas Galvan; o presidente da Federação da Agricultura, Pecuária e Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Faerj), Rodolfo Tavares; o vice-presidente da Famato, Francisco Olavo Pugliesi; o superintendente do Senar/MT, Otávio Celidonio; e o superintendente do Senar/RN, Luiz Henrique Medeiros Paiva.

Centro - O Centro de Excelência em Bovinocultura de Corte é o segundo do País especializado em uma cadeia produtiva específica. O primeiro Centro de Excelência é voltado para a fruticultura e fica localizado no Vale do São Francisco, em Juazeiro (BA), por conta da vocação daquela região para a produção de frutas. O terceiro centro será em Varginha (MG) para atender as demandas da produção de café brasileira.

Mato Grosso do Sul foi escolhido para a construção devido à vocação para a pecuária. O Estado possui o 4º maior rebanho do País e é referência para o mercado interno e externo em produção bovina, além de ser caracterizado por um elevado nível de tecnificação.

O Centro de Excelência de Campo Grande será referência para todo Brasil e oferecerá, inicialmente, o curso Técnico em Agropecuária com a especialização técnica em Bovinocultura de Corte, com carga horária total de 1.760 horas. As atividades começarão no segundo semestre de 2018.

A área do Centro é de, aproximadamente, 1.950 m² distribuídos em sete blocos e uma configuração modular, com laboratórios didáticos e de informática, área de convivência e outros departamentos, levando em consideração a acessibilidade para atender pessoas com necessidades especiais. O prédio fica localizado junto à Embrapa Gado de Corte.

Assessoria de Comunicação CNA com informações da Famasul
Fotos: João Carlos Castro
Telefone: (61) 2109-1419
 flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
 youtube.com/agrofortebrasilforte

Áreas de atuação

Matérias Relacionadas