Logo CNA

Curso do Senar cria novas oportunidades para jovem do campo

31 de agosto 2018
Por Senar

Brasília (31/8/2018) – Depois de participar do curso Transformação Caseira de Carne Suína do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), o jovem Pedro Henrique Gomes de Souza, de 21 anos, começou a produção de defumados artesanais em Alexânia, Goiás.

“Quando me inscrevi na capacitação, a ideia inicial era aprender a produzir os defumados para o consumo próprio, mas, durante o curso, percebi a potencialidade e as reais chances de comercialização dos produtos”, afirma.

Pedro Henrique ficou tão entusiasmado com a possibilidade de aumentar a renda da família que comprou o defumador utilizado no treinamento para iniciar imediatamente as adequações na propriedade e começar a produção de linguiça calabresa, salaminho, kit feijoada, bacon e costelinha.

Para a preparação dos defumados o jovem conta com a ajuda da namorada. Os resultados já começaram a aparecer. “A aceitação tem sido muito boa, a maior parte dos produtos é destinada para bares que utilizam os defumados para petiscos. Também tenho recebido pedido de encomendas via aplicativo”, declara.

Nascido e criado no meio rural, Pedro Henrique mora na propriedade de aproximadamente 15 hectares com seus pais e a irmã. A principal atividade da família é a pecuária de leite associada à produção de derivados de lácteos. Eles também estão iniciando a produção de mel.

“Daqui a três anos eu acredito que a produção de defumados será nossa principal atividade”, afirma Pedro.

Na adolescência, ele tinha o sonho de ir para a cidade para trabalhar em outras atividades. Assim que completou 18 anos, Pedro Henrique conseguiu um emprego em shopping na cidade. “Após sete meses vi que não era a minha área e quis voltar para o campo”, revela.

Desde então, ele já participou de treinamentos de avicultura, apicultura e curso de preparação de salgados, todos disponibilizados pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Alexânia.

“O Senar permite que pequenos produtores, como eu, tenha mais conhecimento para a transformação da nossa realidade e aumento da renda.”, conclui.

Assessoria de Comunicação CNA/SENAR
Telefone: (61) 2109 1419
cnabrasil.org.br
senar.org.br
facebook.com/SENARBrasil
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA

Matérias Relacionadas