Logo CNA

Observatório de Negócios Digitais busca alternativas para melhorar classificação de grãos
X7l0970 0 427788002015362959201

17 de agosto 2018
Por CNA

Brasília (17/08/2018) – Os desafios e oportunidades para automatizar o processo de classificação de soja foi tema do Encontro do Observatório de Negócios Digitais para a Agricultura nessa quinta (16), na sede do Sistema CNA, em Brasília.

A iniciativa da Embrapa, com o apoio da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), visa aproximar o setor produtivo e empresas de tecnologia com o objetivo de fornecer informações qualificadas para suprir os empresários na tomada de decisão em relação ao investimento em soluções tecnológicas para o agronegócio.

De acordo com o assessor técnico da Comissão Nacional de Cereais, Fibras e Oleaginosas da CNA, Alan Malinski, a unificação da classificação de soja vai superar um desafio antigo.

“Em anos chuvosos o produtor precisa colher a soja rapidamente. Isso pode ocasionar o aumento dos índices de impureza da soja. O observatório vai tentar resolver questões como a subjetividade dessas análises para que seja desenvolvido um mecanismo padronizado para a classificação de Norte a Sul do Brasil”, declarou.

Atualmente, existem no mercado equipamentos que medem alguns quesitos do grão, mas a intervenção humana na análise inviabiliza uma padronização única da classificação.

O secretário de Inovações e Negócios da Embrapa, Vitor Mondo, destaca que a prática do Observatório já é utilizada no planejamento da atividade de pesquisa.

“Estamos passando por uma revolução no agronegócio e precisamos gerar conexões do setor privado e setor público para captar informações de mercado, organizar, categorizar para criar cenários que serão transformadas em inovação para o setor agropecuário”, afirmou.

Participam do Observatório de Negócios para a Agricultura representantes da CNA, Embrapa, Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações; Ministério do Planejamento, Accenture Soluções Tecnológicas, Banco do Brasil, IBM, IMEA, Kick Group, MicroPower, Scicrop, SIT, Eletronorte e VLI Logística.

Assessoria de Comunicação CNA/SENAR
Fotos: Wenderson Araujo
Telefone: (61) 2109-1419
 flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
 youtube.com/agrofortebrasilforte