Central de Comunicação // CNA

28/04/2018

Presidente da CNA anuncia, na Expozebu, a prorrogação para adesão ao Refis do Funrural

Uberaba-MG (28/04/2018) – O presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins, anunciou na abertura da 84ª Expozebu, em Uberaba, Minas Gerais, a prorrogação do Refis do Funrural, que trata do parcelamento de dívidas previdenciárias de produtores rurais com o Fundo de Assistência ao Trabalhador Rural (Funrural). A medida provisória já foi assinada pelo presidente da República Michel Temer e será  anunciada pelo governo. Essa é mais uma conquista da CNA para os produtores rurais brasileiros. 
 
“A CNA tem buscado o que é melhor para o produtor rural. A não prorrogação seria um desastre porque a Receita Federal não estava preparada para fazer a adesão. O governo entendeu que não tinha prejuízo nenhum em prorrogar, mas para o produtor rural faz toda a diferença”, afirmou o presidente da CNA, acrescentando o apoio da Frente Parlamentar da Agropecuária. 
 
Martins ressaltou ainda a necessidade de se criar um ambiente seguro para os produtores de alimentos. “A agropecuária brasileira é fantástica, mas os produtores rurais precisam de segurança para continuar produzindo. É preciso reduzir o índice de criminalidade no campo”, destacou. 
 
 
A convite de João Martins, o presidente Temer esteve na Expozebu pela primeira vez. Em seu discurso ele reforçou que o agronegócio é um dos sustentáculos do PIB brasileiro.
 
“Neste ano a tendência é que o PIB alcance 3%. Tudo isso se deve ao agronegócio brasileiro. Meu reconhecimento ao setor que faz o progresso do Brasil”, declarou Temer. 
 
A 84ª Expozebu comemora os 80 anos de registro genealógico de raças zebuínas feito pelo Ministério da Agricultura e Pecuária do Brasil (MAPA) e o cinquentenário do Programa de Melhoramento Genético Zebuíno.
 
Para o presidente do Sistema FAEMG/SENAR-MG, Roberto Simões, o evento representa o que há de mais moderno em termos de melhoramento genético. “Uberaba é o berço do zebu brasileiro. Aqui que está a elite de matrizes e reprodutores que trazem o melhoramento genético aos rebanhos brasileiros. Isso é da maior importância quando se trata de produtividade”, avaliou Simões.
 
De acordo com o presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Arnaldo Borges, o Brasil possui mais  de 19 milhões e 200 mil registros de zebuínos. “Isso representa mais de 20 gerações sucessivamente melhoradas geneticamente” .
 
O presidente da ABCZ anunciou o lançamento do Selo Transparência ABCZ Mais Integridade, que possibilitará dar mais transparência às boas práticas aos criadores da raça. 
 
O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Piauí (Faepi), deputado Julio César de Carvalho Lima, também participou da cerimônia de abertura da 84ª Expozebu. 
 
O Sistema CNA/CNA/ICNA é apoiador da Expozebu. Confira a programação da instituição na feira entre os dias 28 de abril e 1º de maio no pavilhão multiuso, das 10h às 22h.
 
- Vitrine da Carne, espaço onde serão ministradas aulas de corte de carnes bovinas, seguidas de preparo e degustação. 
 
- Ex-alunos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Minas Gerais (SENAR MINAS) expõem doces, linguiça defumada, queijo e outros alimentos artesanais e tradicionais.
 
Para visualizar as fotos da Expozebu, acesse: 
 
Assessoria de Comunicação CNA/SENAR
Fotos: Wenderson Araujo
Telefone: (61) 2109 1419
cnabrasil.org.br
senar.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA

Veja também