Logo CNA

Presidente da CNA recebe ministras do TST
Img 1956web 0 22751500 1515008757

6 de dezembro 2017
Por CNA

Brasília (06/12/2017) - O Presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins, recebeu a visita das ministras Kátia Magalhães Arruda e Maria de Assis Calseng do Tribunal Superior do Trabalho (TST) na quarta (29/11).

As ministras são coordenadoras do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil e Aprendizagem Profissional e solicitaram o apoio do Sistema CNA/SENAR para fortalecer programas voltados para aprendizagem de jovens do setor agropecuário.

João Martins convidou as ministras para conhecerem as ações de aprendizagem já desenvolvidas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) em 20 estados, que têm gerado resultados positivos. O Diretor-Geral do SENAR, Daniel Carrara, e o assessor jurídico da CNA, Carlos Bastide, também participaram da reunião.

“Estamos dispostos a colaborar no que for necessário para ampliar as ações de oferta de Aprendizagem. Temos que fazer um grande pacto social com o comprometimento de todos os setores”, declarou Martins.

Ele destacou ainda que estão previstos três cursos de Aprendizagem Rural no Centro de Excelência em Fruticultura, recém-inaugurado em Juazeiro, na Bahia.

De acordo com a Ministra Kátia Magalhães a reunião com o presidente do Sistema CNA/SENAR foi positiva. “Fizemos uma avaliação de tudo que é possível realizar em conjunto para o mais breve possível estabelecer um protocolo de intenções para fortalecer a aprendizagem no meio rural”, ressaltou.

O SENAR oferece cursos de Aprendizagem na área rural em 20 estados do Brasil, desenvolvendo turmas com carga horária aproximada de 800 horas, focando na programação educativa necessária para a área fim das empresas.

De acordo com a coordenadora da Área de Formação Inicial e Continuada do SENAR, Fabiana Márcia de Rezende Yehia, os cursos de aprendizagem mais procurados são os de fruticultura, supervisão agrícola, mecânico de manutenção de tratores, mecanização agrícola e cana-de-açúcar.

“A Aprendizagem trouxe para o SENAR a capacidade de oferecer a jovens do meio rural uma formação efetiva, baseada em um conjunto de competências específicas à natureza do setor contratante. No futuro, esse profissional será capaz de devolver para a empresa e para o produtor a teoria e prática conjugadas em forma de trabalho seguro e competente”, declarou Fabiana.

Assessoria de Comunicação CNA/SENAR

Fotos: Tony Oliveira
Telefone: (61) 2109 1419
cnabrasil.org.br
senar.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
twitter.com/SENARBrasil
facebook.com/SENARBrasil

Matérias Relacionadas