Central de Comunicação // CNA

04/09/2018

Presidente da CNA se reúne com Foniagro para debater demandas da avicultura e suinocultura

Brasília (04/09/2018) – O presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins, se reuniu na terça (4) com representantes do Fórum Nacional de Integração Agroindustrial de Aves e Suínos (Foniagro), na sede da entidade, em Brasília.
 
Criado pela Lei da Integração (13.288/2016), o Foniagro é responsável por definir diretrizes que garantam equilíbrio entre a agroindústria, os avicultores e suinocultores integrados garantindo segurança jurídica entre todos os elos da cadeia produtiva.
 
Na abertura do encontro, o presidente da CNA afirmou que a situação da cadeia produtiva de aves e suínos exige a união de forças para a busca de soluções concretas. “Chegou a hora de buscar racionalidade na discussão. Aqui temos a obrigação de defender os interesses dos produtores”. 
 
Em seguida, João Martins e o vice-presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Ricardo Santin, aprovaram e assinaram o regimento interno do Fórum. Clique aqui e acesse o documento. 

Durante a reunião, os representantes debateram a metodologia do valor de referência para os contratos de integração entre agroindústria e os produtores de aves e suínos. A base de cálculo para a remuneração desses produtores está sendo elaborada por um Grupo Técnico criado pelo Fórum.
 
“Nesse primeiro momento, nós apresentamos os resultados alcançados até agora com a metodologia, como as planilhas de apoio ao cálculo do custo operacional dos produtores integrados”, disse o presidente da Comissão de Aves e Suínos da CNA, Iuri Machado.
 
O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Distrito Federal (FAPE-DF), Fernando Ribeiro, explicou que quando a metodologia do valor de referência for concluída e aprovada pelo Foniagro, ela será repassada às Comissões para Acompanhamento, Desenvolvimento e Conciliação da Integração (CADEC).
 
“A avicultura e a suinocultura de cada estado possuem características particulares e cada CADEC será responsável por propiciar uma melhor remuneração ao produtor. Assim, conseguiremos chegar a um método que seja justo para todos”. 
 
Outros assuntos discutidos no encontro foram a situação do Brasil no mercado de aves e suínos no exterior e a atuação das CADECs.  

Assessoria de Comunicação CNA/SENAR
Telefone: (61) 2109 1419

flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
senar.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
twitter.com/SENARBrasil
facebook.com/SENARBrasil

Veja também