Logo CNA

Seminário sobre comércio exterior aborda potencialidades do setor
Interagro 3 0 841374002015150089361

19 de julho 2017
Por CNA

Brasília (19/07/2017) – O presidente do Sistema FAMASUL – Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul, Mauricio Saito, afirmou que no primeiro semestre de 2017 o agronegócio sul-mato-grossense respondeu por 94% das receitas geradas com exportação do Estado.

A afirmação foi feita durante a abertura do InterAgro – Rede Agropecuária de Comércio Exterior, na quarta (19), na sede da Casa Rural. O evento é promovido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

O seminário abordou os principais temas em relação às negociações internacionais, como: abertura comercial, procedimentos sanitários, análises de mercados, entre outros. As potencialidades da apicultura, ovinocultura e piscicultura também foram discutidas no evento.

Mauricio Saito destacou a importância das ações do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento que outorgou mais de 500 hectares de lamina d’agua nos lagos das usinas hidrelétricas de Jupiá e Ilha Solteira, no rio Paraná, e dos recentes incentivos do Governo de MS voltados à piscicultura.

Essas ações viabilizaram a instalação de tanques-rede nessa região e poderá tornar Mato Grosso do Sul o 1º lugar do ranking nacional de produção de peixe. Saito também falou sobre o trabalho realizado pelo Sistema FAMASUL por meio do SENAR/MS.

“Atendemos hoje, através da Assistência Técnica e Gerencial Piscicultura (ATEG) 70 propriedades rurais, em cinco municípios, além dos cursos de formação profissional rural que capacitam produtores”, afirmou.

Sobre a apicultura, Saito destacou que, conforme Cooperamis, Mato Grosso do Sul ocupa a 1ª posição em produtividade entre os estados produtores, sendo 50 quilos de mel produzido por colmeia. “Além de liderar o ranking, estamos produzindo um mel com, cada vez mais, qualidade.”

Quanto à ovinocultura, Saito pontuou que a distribuição geográfica do rebanho de ovinos apresenta seis municípios com mais de 15 mil cabeças, correspondendo a 19,7% do rebanho de MS.

Despertar - O assessor de relações internacionais da CNA, Pedro Netto, afirmou que o evento tem o objetivo de aproximar cada vez mais o mercado do produtor rural brasileiro. “A ideia é despertar o interesse a partir do reconhecimento do potencial de cada cadeia, que inclui boa produção, qualidade e organização”.

O analista de Negócios Internacionais da Apex-Brasil, Manoel França Junior, explicou a escolha dos três segmentos apresentados no Interagro: “O mel já é um produto com importante volume exportado pelo Brasil, mas com espaço para aumentar qualidade, como é o caso da produção de Mato Grosso do Sul, e que agrega valor na comercialização internacional”

“Na piscicultura o estado tem ambiente propício para que, em médio prazo, consiga se posicionar como player importante no mercado. E na ovinocultura, é preciso analisar outros países exportadores, levando em consideração a organização da cadeia para fortalecer a atividade e conquistar interessados”, complementou.


Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
 flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
 youtube.com/agrofortebrasilforte

Áreas de atuação