Logo CNA

Sistema CNA recebe diplomatas do Instituto Rio Branco
Img 1816

5 de março 2018
Por CNA

Brasília/DF, 05/03/18 – Para discutir os temas relacionados ao setor e conhecer de perto como é o dia a dia no campo, 30 diplomatas iniciaram na segunda (5) a 3ª edição do Diplomatas no Campo, programa da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e do Instituto Rio Branco.

“Alinhar a conversa com o Sistema é importante para termos, lá fora, pessoas interessadas pelo setor que sustenta a economia do País”, afirmou o diretor-geral do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Daniel Carrara, que apresentou a entidade para os participantes.

“O Senar é uma ferramenta imprescindível para o produtor ao fornecer capacitação e assistência técnica. É uma garantia para os estrangeiros que o país tem uma estrutura de apoio para produzir com qualidade e segurança alimentar”, reforçou.

Na avaliação da superintendente de Relações Internacionais da CNA, Lígia Dutra, os diplomatas precisam entender as especificidades do setor para poderem negociar no cenário internacional.

“O agro brasileiro vem assumindo cada vez mais um papel de relevância no cenário internacional e é importante os diplomatas conhecerem a fundo o que o produtor rural pensa porque a produção rural é diferente da industrial, por exemplo, e isso pesa nas negociações comerciais e em muitas outras questões relacionadas à agricultura e à pecuária brasileiras.”

Segundo o embaixador e diretor-geral do Instituto Rio Branco, José Estanislau do Amaral, a aproximação dos diplomatas com o Sistema CNA dará embasamento para defenderem o País no exterior.

“O Brasil é uma potência agrícola, por isso é importante que os novos diplomatas conheçam o setor pelas mãos de quem efetivamente está no campo e representa o produtor brasileiro.”

O superintendente técnico da CNA, Bruno Lucchi, afirmou que o “setor é muito dinâmico”. “Hoje vocês carregam uma responsabilidade muito grande que é levar a imagem do agro para fora do País e defender nossos interesses”.

A programação dos diplomatas na CNA inclui palestras sobre agricultura e pecuária com temas como cooperação internacional, código florestal e desenvolvimento socioeconômico, além de visitas técnicas a propriedades rurais nos municípios goianos de Luziânia e Cristalina.

Assessoria de Comunicação CNA/SENAR
Telefone: (61) 2109 1419
cnabrasil.org.br
senar.org.br
twitter.com/SENARBrasil
facebook.com/SENARBrasil
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA

Áreas de atuação